domingo, 27 de fevereiro de 2011





“Ecossistema, termo proposto por Tansley (1934), é um conjunto constituído por um grupo de seres vivos de diversas espécies, e por seu meio natural, conjunto que é estruturado pelas interações que esses seres vivos exercem uns sobre os outros e que existem entre eles e seu meio”. Para Tricart (1979), “enquanto os geógrafos se preocupam com o ambiente ecológico, os ecologistas estudavam sobretudo as estruturas das biocenoses e a fisiologia da adaptação dos seres vivos a seu ambiente”.

“Nós definimos a paisagem individual como uma entidade morfológica-funcional, com uma célula somente ou com muitas células, feitas de elementos, fatores e fenômenos. Ela é formada basicamente por um determinado poder, um espaço definido e um certo tempo de vida” (Lopez & Lopez, 1986, p. 108).
Referem-se, respectivamente, às superfícies Pós-Gondwânica e Sul-Americana propostas por King (1956) para o Brasil Oriental, e adaptadas para o Centro-Oeste por Braun (1971).
Por espaços portadores de potencialidades naturais entende-se aqueles de baixa restrição morfológica (topografia apropriada principalmente ao emprego de mecanização) ou caracterizado por fertilidade natural, empiricamente indicado pela tipologia da cobertura vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário