domingo, 27 de fevereiro de 2011

GEOGRAFIA - PAISAGEM- DEFINIÇÃO

Cusco- Peru (Foto: Ewerton Machado)


Por que ?

O estudo e a reflexão sobre os fenômenos geográficos nos leva a deduzir que a observação e entendimento da paisagem é o início ideal para que o estudante de Geografia consiga dar os primeiros passos na explicação e compreensão dos fenômenos da natureza e mesmo aqueles decorrentes da ação antrópica.


Origem

A primeira referência a palavra "paisagem" na literatura aparece no "Livro dos Salmos", poemas líricos do antigo testamento, escrito por volta do ano 1000 A.C. A "paisagem" se refere a bela vista que se tem de Jerusalém, com os templos, os castelos e palacetes do Rei Salomão. Essa noção inicial, visual e estética, foi adotada em seguida pela literatura e pelas artes em geral.


Atualmente

Atualmente, na linguagem comum, a paisagem é definida como "um espaço do terreno que se abrange num lance de vista" (dicionário Aurélio). Essa definição permite que a palavra paisagem tenha diversas conotações dependendo do contexto que esta inserida, e da atividade exercida pela pessoa que a usa, como por ex. agricultores, pintores, arquitetos, geógrafos, geólogos etc.


Paisagem - Conceito Geográfico

No âmbito da Geografia, a introdução do termo "paisagem" foi feita Pelo geo-botânico alemão Alexander Von Humboldt, no início do século 19, no sentido de, "característica total de uma região terrestre". Existem muitas definições para o termo paisagem, mas apesar de diferentes, existe entre elas um consenso, um ponto comum a todas, é a necessidade de se fazer uso do sentido da visão , isto é, à capacidade humana de enxergar determinada extensão de território ao nosso redor, constituído por um conjunto de elementos criados pela natureza e pelo homem.


Paisagem - Definição

É a extensão de território que se abrange num olhar ao nosso redor, constituída por um conjunto de elementos dinâmicos criados pela natureza e pelo homem.


Paisagem - Sua Dinâmica

A paisagem que observamos, naquele determinado lugar e momento, o resultado de uma combinação dinâmica – portanto, em movimento, em transformação – de elementos físicos, biológicos e humanos que, reagindo uns com os outros, fazem da paisagem um conjunto único e inseparável, em constante evolução.


Paisagem - Sociedade e Natureza

A observação e a interpretação da paisagem são o ponto de partida para o entendimento das relações entre sociedade e natureza, o que nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos. Afinal, os processos sociais moldam as diferentes paisagens na superfície da Terra, numa relação de intensa interdependência.


Paisagem - Reveladora do Social

A análise da paisagem que se vê é reveladora do social; por isso podemos afirmar que a observação da paisagem permite-nos interpretar os processos físicos, biológicos e humanos que nela estão impressos, constituindo-se um método para a compreensão das condições naturais e sociais vigentes num determinado lugar.


Paisagem - Reveladora do Social - exemplo

A observação de uma paisagem onde é visível o favelamento, tão comum nas grandes cidades é reveladoras dos processos socias ocorridos, como, o êxodo rural, o desemprego e má distribuição de renda. A construção das favelas transforma o ambiente natural de morros, rios, matas, alterando equilíbrios físicos e biológicos em prejuízo da própria condição da natureza e do homem.


Paisagem - Natural e Humanizada

A paisagem natural é aquela onde predominam os aspectos originais da natureza, tais como vegetação, recursos hídricos, relevo, clima e fauna. Enquanto que, a paisagem humanizada é aquela em que são visíveis os resultados e transformações da intervenção humana na paisagem. É a ação do homem que, no decorrer do tempo, transforma a paisagem natural em paisagem humanizada, deixando ali registrado a sua história.



Texto de: Prof. Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP -. Silvio - T4-S5-A2 - rev-jan-2006


Fontes de Consulta: [ http://jailton.tripod.com/capitulo2.html ] [ http://www.ceja.educagri.fr/por/agriculture/a5/lec1.htm ] Metzger,Jean Paul. O que é ecologia de paisagens ? - Biota Neutrópica - 2001 [ http://www.ceja.educagri.fr/por/agriculture/a5/lec1.htm ] [ http://www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo3/E3_018.htm ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário