segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vegetais mais puros começam com a Conservação do solo

Você sabe que todo o alimento consumido pela humanidade é produzido a partir dos nutrientes retirados do solo não é mesmo?. E acredita que os legumes e hortaliças que você come todos os dias,  vem diretamente da Terra, não é?. Então é hora de pensar também na qualidade da terra que dá origem ao milagre da vida vegetal que consumimos todos os dias. Pensando nisso, já está mais que na hora de agirmos em favor da conservação o solo, que é  muito preciso. Atualmente  o solo, é um recurso fortemente agredido pelo uso intenso de agrotóxicos e fertilizantes. è hora de despertarmos para os males dessas ações. Uma boa maneira de combater o mau uso de substâncias que contaminam o solo e consequentemente os vegetais, é optar por produtos orgânicos, insentos de pesticidas e agrotóxicos. 


Todavia, se você é daquelas pessoas que gosta de cultivar seus legumes e hortaliças, pode começar cuidando de sua hortas e canteiros domésticos, retirando fungos ou insetos, com a mão, evitando aplicar pesticidas, ou agrotóxicos, que podem contaminar o solo, as pessoas e os animais.


Ao invés de inseticidas industriais, tente usar inseticidas caseiros em sua horta ou jardim. Para acabar com pulgões, por exemplo, tente o macerado de fumo, você mesmo pode fazer essa mistura em caseira.


Contra pragas como pulgões, besouros, percevejos ou grilos aqui vai uma dica de inseticida natural. Coloque cinqüenta gramas de fumo de rolo em um litro de água. Guarde por uma semana.


Depois, dissolva a mistura em dez litros de água e aplique nas plantas. pode-se acrescentar pimenta malagueta moída.




A Compostagem


A Compostagem é uma processo de preservação de recursos naturais que consiste na transformação da matéria orgânica num material útil semelhante ao solo - a que se chama composto - através de um processo biológico de decomposição, feita por microrganismos, em condições favoráveis de humidade, arejamento e pH.


A Agricultura Biológica


A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção extremos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adoptados às condições regionais. Isto é conseguido sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos, em detrimento da utilização de materiais sintéticos.


Fonte: Arouca-Biz
No dia 03 de maio é o DIA MUNDIAL DO SOLO. O solo é um meio complexo e heterogêneo originado, principalmente, pelas rochas, além de organismos vivos (plantas, bactérias, fungos, protozoários, invertebrados e outros animais), clima, o relevo e o tempo.
Os solos possuem muitas funções importantes, entre elas, destaca-se a sustentação da vida e do “habitat” para pessoas, animais, plantas e outros organismos; a manutenção do ciclo da água e dos nutrientes; a proteção da água subterrânea; a conservação das reservas minerais e de matérias primas; a produção de alimentos e o meio para manutenção da atividade sócio-econômica.
FOnte: CETESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário