domingo, 1 de janeiro de 2012

A Importância da Representação Gráfica no Paisagismo

A representação gráfica em paisagismo tem como meta, treinar e preparar o alunos para o desenho artístico, procurando oferecer ferramentas para o desenvolvimento da representação de uma imagem tridimensional sobre uma superfície plana (o papel), definindo os elementos formais básicos: proporção, composições, efeitos de volume, etc. qualquer expressão artística utiliza o desenho como meio para comunicar as idéias. A necessidade de representar os objetos arquitetônicos e paisagísticos, exige o desenvolvimento de habilidades particulares de representação para captar a geometria e representar a realidade no esboço – domínio, controle e caráter da linha, conseguidos pela prática do traço; domínio das proporções e representação das formas; expressão dos materiais, texturas e sombras, conseguidos pela prática da observação e representação das luzes e cores; entre outros. Também é necessário promover o desenvolvimento da habilidade de escolher os materiais técnicos apropriados para o domínio da expressão artística: tipos de lápis (dureza e espessura das minas e grafites); a utilização da tinta e das cores para obter precisão ou manchas; estudos de cores, e efeitos no papel e sua relação com os materiais de desenho; etc..

Esse aprendizado facilita o paisagista valorizar seu trabalho, ao representar e apresentar ao cliente o modelo visual da idealização da proposta de jardim, seja ela artística ou digital, a representação tem importância decisiva na tomada de decisões, até mesmo no fechamento do contrato de projeto. 
Cássia Dias
Geógrafa Paisagista


Um comentário:

  1. NOSSA QUI ORGULHO CASSIA FOI MINHA PROFESSORA NO PROJETO FINAL, NO CURSO TECNICO EM PAISAGISMO! ELA E MUITO EFICIENTE EM TUDO QUE FAZ...

















    ResponderExcluir